Vanessa Silva, uma vida de música
A alma na voz


Alvorada por Vanessa Silva
(M: Nuno Feist / L: Nuno Marques da Silva)

Foi com o programa Academia de Estrelas, emitido pela TVI, que Vanessa Silva se tornou conhecida do público, ao conquistar o terceiro lugar no concurso.

Original  do bairro de Alfama, em Lisboa, cidade onde nasceu a 5 de Outubro de 1981, a artista considera-se uma pessoa trabalhadora. “Passo a vida a trabalhar, é isso que faço”, confessa.

Na verdade, actualmente, a sua vida divide-se entre os seus trabalhos como cantora residente no programa matinal da SIC, Companhia das Manhãs; no teatro de revista Agarra Que É Honesto, cujo elenco integra desde Dezembro do ano passado, como atracção nacional; e na discoteca Trumps, onde actua semanalmente, no espectáculo Sex Therapy, nas noites de sexta-feira.

A artista considera-se uma pessoa “alegre e festivaleira” e, até ao presente, participou três vezes no Festival da Canção, nos anos 2007, 2008 e 2010, tendo chegado a alcançar o terceiro lugar com os temas "Além do Sonho" e "Alvorada".

Além destes palcos, foram muitos aqueles que Vanessa Silva já pisou. Ao longo do seu percurso no mundo da música, actuou em programas como As Cantigas de Maldizer, de Teresa Guilherme; Sábado à Noite, de Felipe La Féria e João Baião e o programa de reconhecido sucesso Chuva de Estrelas. Trabalhou, ainda, no Casino do Estoril, como cantora fixa, durante mais de dois anos, integrou o elenco da peça Fame e pertenceu ao coro do programa Família Superstar.


“Cada vez que eu entro em palco, seja onde for e com quantas pessoas seja, eu sinto-me realizada”, conta a cantora. O talento de Vanessa, no entanto, não se restringiu apenas a solo nacional. Em 2004, sagrou-se vencedora do concurso Anastacia Idol, tendo ganho a oportunidade de gravar, na Roménia, o videoclip do tema "Heavy On My Heart" com a cantora norte-americana Anastacia e, em 2009, partiu em digressão para os Estados Unidos juntamente com o restante elenco da revista É o Fim da Macacada.


Henrique Feist, amigo e colega da artista, considera que existem “poucas intérpretes portuguesas com a capacidade vocal da Vanessa” mas que, estando num país como Portugal, não tem tido as oportunidades devidas. Apesar disso, o cantor considera que, por cá, "vai deliciando os ouvidos do público atento e passando ao lado dos produtores musicais desatentos”.


A cantora gravou já um CD, com a editora Vidisco, mas este acabou por nunca ser editado.